segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A arte de criar

Ha hoje em dia um grande crescimento no mercado de criações de cães e animais pet em geral.
Isso se da por vários fatores; pelo alto índice de desemprego, por oportunismo e até mesmo pelo simples acaso. O ideal sempre é criar cães por amor e por objetivo claro dentro da raça escolhida.
Não condeno o comércio de cães, pelo contrário o vejo como um comércio como outro qualquer, onde o conhecimento e o foco são fundamentais para o sucesso comercial.
Percebo hoje um grande desconhecimento por parte de muitos criadores com relação à raça que cria, o que acaba por criar um grande circulo vicioso onde quem cria ou não tem as informações corretas para orientar seus clientes, ou ainda os mantém informados de forma incorreta.
É interessante, por exemplo, a forma como a maioria das publicações aborda temas sobre diversas raças, basicamente toda raça é boa para tudo, crianças, companhia,guarda,caça, enfim, ela é perfeita. Seja qual for sua raça acaba sendo perfeita para basicamente tudo desde que haja um cliente com dinheiro em mãos.
Obvio que estou generalizando, mas é fato que o mercado de filhotes cresce a cada dia sem critérios reais definidos, importante também colocar o desconhecimento de quem procura um filhote para alegrar a família, sendo única e exclusivamente adotados dois critérios; custo beneficio e uma bela carinha de um filhote canino.
Questões como funções e características rácicas são deixadas de lado nesse momento o que quase sempre é o inicio de uma relação complexa.
É fundamental que o comprador inicialmente defina o tipo de cão que procura pelo temperamento, questões como aparência, tamanho e preço devem ser avaliadas posteriormente, sendo isto definido é interessante que o comprador visite alguns criadores da raça escolhida, conheça os objetivos e os cães envolvidos no projeto.Estando essas questões solucionadas a escolha do filhote é ponto crucial para o sucesso, da mesma maneira citada acima se deve escolher o filhote pelo seu temperamento e postura e nisso a transparência do criador deve prevalecer para que essa relação família e cão sejam eternamente harmoniosos.                                                                   

 Lincoln Fernandez é consultor, pesquisador cinófilo e criador de cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário